INÍCIO QUEM SOMOS SFR CALENDÁRIO REGIONAL FRATERNIDADES LOCAIS

22º Grito dos Excluídos e das Excluídas - Convocação

Dia 7 de Setembro. Dia da Independência do Brasil. Mas de que independência estamos falando? Essa é uma das reflexões propostas pelo Grito dos Excluídos e Excluídas, que há 22 anos leva as demandas populares para as ruas. Em 2016, com o lema “Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata!” e o tema “Vida em primeiro lugar”, o Grito seguirá denunciando as várias formas de desigualdades no país e apontando qual o real papel do Estado diante de tanta exclusão.

A escolha do lema deste ano teve inspiração nas várias referências feitas pelo Papa Francisco durante o Encontro Mundial com os Movimentos Populares, que ocorreu na Bolívia em 2015. Na ocasião, Francisco falou da urgência em romper o silêncio e lutar por mudanças reais dentro do sistema capitalista, forma de organização político-econômica que não compreende o sentido do “cuidar da Casa Comum”.

De acordo com a coordenação nacional da articulação, “o Grito precisa continuar acontecendo e manifestando indignação diante de um sistema político e econômico que exclui e descarta a maioria da população da participação e decisão dos rumos do país, independentemente de partidos e governos. O desafio do Grito é estar no meio do povo como espaço de organização e mobilização, como um pequeno grande professor que contribui levando informação e formação e incentivando a participação popular, condição essa para construirmos as mudanças”.

Diante deste contexto, setores ligados às Pastorais Sociais da Igreja optaram por estabelecer canais de diálogo e lutas permanentes com a sociedade. Assim, a JUFRA do Brasil também se junta aos movimentos sociais, instituições, organizações da sociedade civil e pastorais para a construção do 22º Grito dos/as Excluídos/as. Animem suas fraternidades, paróquias e comunidades para se juntarem nesta luta por direitos, justiça e paz.

O Grito

O Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu da necessidade de dar voz ao povo, às minorias e à população historicamente excluída pelo Estado, que opta por uma engrenagem de negociações financeiras que somente obedecem aos interesses dos que já têm: dos ricos, das empresas, dos bancos. Assim, os direitos à saúde, moradia, transporte, trabalho, informação e vida digna ficam comprometidos e aumenta a desigualdade social no país. Sendo assim, o Grito é um processo que não começa e nem termina no dia 7 de Setembro. Ele é um espaço de articulação permanente para que movimentos sociais organizados se manifestem e cobrem direitos já assegurados em nossa Constituição Federal.

Pela Assessoria Regional de Comunicação Social, Registro e Arquivo
Com informações da Coordenação Nacional do Grito dos/as Excluídos/as


Materiais sobre o 22º Grito:
Carta de Convocação da JUFRA do Brasil
Discurso do Papa Francisco
Banner
Capa para Facebook







Saiba mais:
http://www.jufrabrasil.org/2016/08/convocacao-22-grito-dos-excluidos.html
http://dhjupic.blogspot.com.br

Comentários

INSTAGRAM

JUFRA DO BRASIL